Manual de usuário do software perSONA

Como fazer o download e a instalação do software? 

Link para download:

http://bit.ly/personaufscfono2020

Como começar?

Não consegui instalar o perSONA, o que posso fazer?

Não consegui instalar porque não tenho espaço de armazenamento suficiente no Dropbox

Não é necessário salvar o perSONA em seu Dropbox, basta fazer o download direto do programa no seu computador.

Não consegui instalar porque meu computador não tem sistema operacional Windows 64bits

O perSONA não foi preparado para ser executado em sistemas operacionais que não sejam Windows 64bits, não havendo possibilidade de instalar o perSONA se o sistema operacional do seu computador não for Windows 64bits.

Não consegui instalar porque o Windows bloqueia a operação, persistindo em um aviso de proteção do computador

Se esse for o caso, depois de tentar abrir o instalador do perSONA clique em:

1. “Mais informações”;

2. “Executar mesmo assim”;

3. Após, siga o processo de instalação padrão do perSONA (instruções na primeira seção do manual).

Por que preciso criar o primeiro paciente e o primeiro aplicador antes de executar outras ações no perSONA?

Cada resultado é conectado a um determinado paciente e um aplicador, para que assim seja possível acessar os exames do paciente em seu histórico, por exemplo. Para termos essas informações necessitamos saber quem é o aplicador e o paciente que estão envolvidos no exame, por isso, antes de executar outras ações é necessário selecionar o paciente e o aplicador.

O atalho de calibração disponível na barra superior da tela principal do perSONA corresponde a calibração psicoacústica?

Não, a calibração encontrada na barra superior da tela principal do perSONA, diz respeito a calibração de sistemas de reprodução através de equipamento. Esse módulo busca auxiliar o profissional da Audiologia a calibrar seu próprio equipamento.

O software não obedece meus comandos e o programa encerra quando tento executar alguma ação, o que posso fazer?

Diversos problemas podem estar relacionados a isso, mas o mais comum é:

VA aberto

Por algum motivo o perSONA pode ter sido encerrado de maneira incorreta, caso isso ocorra o VA permanecerá aberto em segundo plano. Para finalizar o VA, e o perSONA voltar a funcionar siga os seguintes passos:

a) Clique simultanemante nas teclas Ctrl + Alt + Del;

b) Acesse gerenciador de Tarefas;

c) Localize o VAServer e finelize a tarefa.

Posso alterar a pasta de destino dos resultados do perSONA mesmo depois de já ter selecionado uma pasta?

Sim, para isso siga os passos descritos abaixo:

1) Na tela inicial do perSONA, clique em “Configurações” – opção disponível na barra superior;

2) Clique em “Pasta destino dos resultados”;

3) Clique em “Selecionar pasta”;

4) Selecione a pasta de sua preferência ou se preferir crie uma nova pasta, clicando em “Criar Nova Pasta”;

O que estarei analisando no Módulo Avaliação da Percepção da Fala no Ruído?

A partir desse módulo você estará medindo o Limiar de Reconhecimento de Fala (SRT) na presença de ruído competidor espacialmente separados. Um gráfico de SNR por iteração é apresentado, registrando o processo adaptativo de ajuste de SNR ao qual o sujeito é exposto durante a avaliação.

Como faço para alterar a lista de sentenças no Módulo Avaliação da Percepção da Fala no Ruído?

1) Clique em “Selecionar lista” , opção disponível na tela de configuração de ensaio do Módulo Avaliação da Percepção da Fala no Ruído;

2) Em seguida você visualizará uma segunda aba intitulada de “Procurar Pasta”. Nessa aba, você deverá descer com o rolo do mouse até encontrar os arquivos do software perSONA;

3) Após executar a ação descrita no item anterior, clique em “data”;

4) Posteriormente clique em “Speech“;

5) Selecione a lista desejada e clique em “Ok“.

Posso adicionar novas listas de sentença no software?

Sim, para isso siga os passos descritos a seguir:

1) Clique em Configurações – opção disponível na tela principal do software perSONA;

2) Clique em “Área de edição de arquivos de áudio” ;

3) Procure a lista de sentenças que você deseja cadastrar no perSONA;

4) Após encontrar a lista desejada, selecione-a e clique em “Ok“;

5) Ao clicar em um arquivo na lista, o conteúdo do metadado de título é apresentado em um campo de texto editável. Pode-se utilizar a função “Pré-visualização” para avaliar a separção das palavras da frase cadastrada;

6) Avalie se as palavras estão separadas adequadamente, isto é, se a cada palavra foi adicionado um espaço;

7) Depois de verificar cada sentença e fazer as adequações caso necessário, clique em “Salvar modificações”.

O que é Procedimento no Módulo Avaliação da Percepção da Fala no Ruído?

O Procedimento definirá como a SNR será alterado conforme os erros ou acertos. O perSONA oferece dois métodos de Procedimento:
1) Pode-se utilizar a lógica one-up-one-down, na qual, a partir de uma razão sinal-ruído inicial, em cada acerto (seguindo um critério pré estabelecido) a SNR é diminuída e a cada erro é aumentada em um valor configurado previamente.


2) Tem-se também a lógica two-down-one-up, onde a cada dois acertos a SNR é diminuída e a cada erro a SNR é aumentada.
Para alterar o procedimento, basta acessar a lateral esquerda do Módulo de Configuração de Ensaio e clicar na flecha ao lado de “Procedimento” para selecionar a opção desejada.

O que é Critério de Aceitação no Módulo Avaliação da Percepção da Fala no Ruído?

O critério de aceitação diz respeito a porcentagem de acertos necessária para se considerar uma resposta correta, ou seja o número de palavras (em porcentagem) que o indivíduo avaliado precisa falar corretamente para que sua resposta seja computada como certa.

Exemplo: se você selecionar 50%, significa que o indíviduo precisa repetir corretamente metade ou mais das palavras de uma determinada sentença para que a resposta seja considerada correta.

Para alterar esse valor, basta clicar na seta inferior (se deseja reduzir) ou na flecha superior (se deseja aumentar), localizadas na áerea lateral do Módulo de Configuração de Ensaios.

O que é SNR Inicial no Módulo Avaliação da Percepção da Fala no Ruído?

Resumidamente, a relação sinal-ruído (SNR) compara o nível de um sinal desejado (sentença por exemplo) com o nível de ruído de fundo (ruído branco por exemplo). Considerando as circunstâncias de avaliação do módulo em questão, teremos o sinal de fala mais elevado do que o sinal de ruído quando aumentarmos a relação sinal-ruído e teremos o sinal de ruído mais elevado do que o sinal de fala quando diminuírmos a relação sinal-ruído.
O perSONA possibilita que o avaliador ajuste o valor da SNR inicial, conforme sua preferência. Para isso basta clicar na seta superior se deseja aumentar o valor ou clicar na seta inferior se deseja diminuir.

O que é Passo de SNR no Módulo Avaliação da Percepção da Fala no Ruído?

O passo de SNR está associado a variação do SNR estabelecida no Procedimento e o valor da SNR inicial. Em outras palavras o passo definirá o valor de decremento ou aumento de SNR.

Exemplo: Considere que o Procedimento selecionado foi o one-up-one-down e que o valor do Passo de SNR foi 5; Agora considere que o indivíduo avaliado errou a primeira sentença; De acordo com o que foi hipotetizado, o valor de SNR subirá 5.

O perSONA também permite que este paramêtro seja ajustado conforme a preferência do avaliador. Para isso basta clicar na seta superior se deseja aumentar o valor ou clicar na seta inferior se deseja diminuir.

Por que é necessária fazer a calibração psicoacústica para a utilização do Módulo Audiometria Tonal – Ensino?

A calibração deve ser feita para que seja possível obter a curva do limiar auditivo, dado que, diferentes formatações de equipamentos podem ser utilizadas. Para mais informações à cerca desse assunto, assista ao seguinte vídeo disponível no nosso canal do YouTube:

Não consigo ouvir o som da calibração no Módulo Audiometria Tonal – Ensino, como proceder?

Sugere-se nesse caso, inserir uma potência mais elevada, como por exemplo 200, e posteriormente diminuir a potência até seu limiar ser alcançado. Caso o problema persistir comunique a equipe do perSONA.

Como posso deletar o limiar de uma frequência testada no Módulo Audiometria Tonal – Ensino sem perder o restante do exame?

Basta clicar no botão “undo” localizado no canto direito do módulo de Audiometria Tonal.

A escolha do fone para utilizar no Módulo Audiometria Tonal – Ensino impactará os resultados da avaliação?

Os fones de ouvido mais comuns dificultam a reprodução de algumas frequências, principalmente as baixas (125 e 250 Hz), assim, para um exame adequado, sugere-se a utilização de um fone de ouvido específico para exames audiológicos. Entretanto, para fins de ensino não se descarta o uso de fones comuns.

Como posso enviar as audiometrias já realizadas no Módulo Audiometria Tonal – Ensino para o (a) professor (a)?

1) Depois de ter registrado a audiometria que deseja enviar para o professor, feche o software perSONA;

2) Clique na pasta que selecionou, para ser o destino de resultados do perSONA;

3) Na pasta, clique em “audiometry“, selecione a audiometria que deseja encaminhar e arraste até a plataforma em que irá disponibilizar a audiometria (ex: e-mail, moodle, WhatsApp…);

4) Ainda na pasta de destino de resultados do perSONA, clique em “patients” e arraste o paciente correspondente a audiometria que já selecionou anteriormente, para a mesma plataforma que arrastou a audiometria;

5) Depois de ter arrastado a audiometria e o paciente, envie para as pessoas que deseja.

Como posso visualizar as audiometrias enviadas pelos alunos ou professores no perSONA?

Para receber casos clínicos fictícios prontos e visualizar dentro do perSONA, você deve:

1) Estar com o software perSONA fechado;

2) Baixar os arquivos recebidos;

Serão dois arquivos: um corresponde ao paciente e outro corresponde à audiometria do paciente. Caso o paciente já exista, apenas o arquivo de audiometria deverá ser adicionado.

3) Arrastar o arquivo que corresponde ao paciente, para a pasta que selecionou como destino de resultados do perSONA, dentro de “patients” ;

4) Arrastar o arquivo que corresponde a audiometria do paciente, para a pasta que selecionou como destino de resultados do perSONA, dentro de “audiometry“;

5) Abrir o perSONA, clicar no paciente correspondente ao arquivo recebido e clicar em “Ver/Alterar dados do paciente”;

6) Clicar em “Histórico de audiometrias” na barra superior e na audiometria correspondente ao arquivo recebido.